quinta-feira, 16 de abril de 2009

Introdução



Antes de falar dos florais vamos falar um pouco das flores... Flor, em grego, significa o melhor de. Uma planta floresce quando ela está vivendo o seu melhor momento de vitalidade e energia, ou seja, quando vive o momento mais puro e divino de sua existência. E a flor (a parte sexual da planta) fica em contato com o céu (o divino) e polariza o equilíbrio emocional com o homem (parte sexual ligada a Terra - o físico). As flores sempre acompanharam o homem em todas as fases de sua vida: desde o seu nascimento, datas especiais como o aniversário, batizado, casamento, comemorações, jantares, etc. e até o momento de sua última despedida nesta vida (velório).

Os florais

As essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios sutis e harmonizando a pessoa no meio em vive. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente buscando a consciência plena do seu mundo interior e exterior. Problemas de saúde freqüentemente têm suas origens nas emoções; sentimentos que foram persistentemente reprimidos irão emergir, primeiro, como conflitos mentais e, depois, como doença física.

A OMS reconhece os florais como uma terapia complementar. Os florais não são legalmente considerados medicamentos. Eles não substituem, em hipótese nenhuma, as indicações e o tratamento médico. Os florais são uma espécie de complemento alimentar, uma bebida saudável, para ser tomada em poucas gotinhas, que têm se mostrado eficazes na manutenção de uma melhor qualidade de vida.

Os florais não apresentam contra-indicações, efeitos colaterais ou interações medicamentosas com produtos alopáticos, homeopáticos ou com outras substâncias, alimentos ou bebidas.

Com os florais poderemos tratar de estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações etc. Também podemos administrar os florais para animais e plantas, com resultados animadores e, muitas vezes, surpreendentes.

No tocante ao conservante utilizado para a fórmula floral de uso, devem-se observar questões de hipersensibilidade do usuário. Geralmente emprega-se o conhaque destilado de uvas (brandy); porém se o indivíduo necessita abster-se de álcool, é recém-nascido, faz uso de muitos medicamentos alopáticos, principalmente anticonvulsivantes (antiepilépticos) e antidepressivos, sofre de severos males gástricos ou hepáticos, é conveniente que este conservante seja substituído por algum outro mais aceitável, ou por nenhum, como será explicado a seguir.

Posologia

A posologia padrão é de 4 gotas da solução de uso (SU), sublinguais, 4 a 6 vezes ao dia. Enquanto esta posologia é a padrão e ensinada pelo Dr. Bach, outras possibilidades são aceitáveis e têm seus resultados comprovados. Em situações críticas é recomendável aumentar a freqüência com que se toma a fórmula de uso (de hora em hora, de 30 em 30 minutos, etc.). Através de repetidas análises de bioeletrofotograma (Foto Kirlian) observa-se que o intervalo entre uma e outra dose não deve ser maior que seis horas. Vale enfatizar que a obediência à posologia é fundamental para se obter os efeitos esperados.

Como preparar a SU

Coloque em um vidro de 30 ml com conta-gotas, esterilizado, água mineral e duas gotas de solução estoque (SE) da essência floral selecionada para preparar um composto floral personalizado. Acrescente 20 ou 30% de conservante alcóolico (usualmente brandy ou alcool de uva).

Preparo de compostos florais

Colocar 4 gotas da SE do composto floral em um vidro âmbar de 30 ml esterilizado, com água mineral e conservante. Acrescente 20 ou 30% de conservante alcóolico (usualmente brandy ou alcool de uva).

A validade da SU é de 2 (dois) a 3 (três) meses, desde que sejam obedecidas as normas usuais de conservação (mantenha em local fresco e ventilado, ou até mesmo na geladeira; evite contato com a saliva ou qualquer corpo estranho; não toque na cânula).

Caso o usuário necessite abster-se de álcool ou bebidas alcoólicas, podemos utilizar 50% de água e 50% de glicerina vegetal, vinagre de maçã ou melado. Outra possibilidade é utilizar 100% de água mineral e conservando o frasco na geladeira. Observe atentamente, com o passar dos dias, se não há formação de precipitações, resíduos, mofo ou bolor. Caso apareçam estes sinais de deterioração bacteriológica, interrompa o uso. Prepare novamente a mesma fórmula e mantenha a atenção.

As essências florais podem também ser adicionadas a sprays, cremes e óleos de massagem utilizando as mesmas proporções acima para cada 30g do creme ou óleo.

Fontes: http://www.florais.com.br/si/site/0201

http://www.floraisdeminas.com.br/www/portal222/conteudo.php?sesso_id=31&conteudo_id=28

http://www.filhasdegaia.com/br/frmpreparo.htm

0 comentários:

Postar um comentário